Medicina Fetal

Anencefalia

Má Formação Congênita do Cérebro do Feto

A anencefalia é uma malformação do sistema nervoso central em que há ausência parcial do cérebro e da calota craniana. Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos.

 Também podem ocorrem outras malformações associadas, como fenda palatina (quando há abertura na parte óssea do céu da boca) e anormalidade da coluna cervical. A anencefalia tem incidência de um a cinco casos a cada 1000 nascidos vivos e é mais frequente em meninas.

O bebê costuma ir à óbito nas primeiras horas de vida. Porém, em alguns casos, essas crianças podem sobreviver alguns dias e não conseguimos precisar quanto tempo de vida cada criança tem previamente ao nascimento.

O diagnóstico da anencefalia é feito através da ultrassonografia a partir da 12a semana de gestação quando já é possível ver a acrania, que é a ausência da calota craniana. Desde a década de 60 é possível fazer o diagnóstico ultrassonográfico de anencefalia. Esse  diagnóstico não dá margens para dúvidas porque não há dificuldade para visualizar as alterações anatômicas, que são bastante expressivas.

Anencefalia: Prevenção e Diagnóstico Da Má Formação Do Cerebro Do Feto

Por ser uma condição letal em que não há possibilidade de vida fora do útero para o bebê, a lei permite que seja realizado a interrupção da gestação, caso seja o desejo da mãe. Não é necessário nenhuma medida legal para fazer a interrupção da gestação no caso da anencefalia, apenas expressar ao médico esse desejo.

Caso queira seguir a gestação, a gestante deverá ser encaminhada ao pré-natal de alto risco.

O risco de reincidência da anencefalia em futuras gestações é cinquenta vezes maior, devendo ser feita a suplementação de ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar. Tal medida diminui o risco de recorrência pela metade.

Especialista em Medicina Fetal Em Sp, Diagnóstico e Tratamento de Doenças do Feto e Bebê

Medicina Fetal

Dra. Yzabel é especialista em medicina fetal, para diagnóstico e tratamento de doenças do bebê.

Saiba Mais
Obstetra Particular Em São Paulo - Pré-Natal, Parto Humanizado e Parto Cesariana

Obstetrícia

Acompanhamento pré-natal de gestações de baixo e alto risco, parto humanizado, normal e cesárea.

Saiba Mais
Agende sua Consulta

Consulta ginecológica particular e com reembolso por convênio médico.
Atendimento no consultório Pacaembu, ao lado de Higienópolis e Perdizes, em São Paulo - SP.

Subir