Ginecologia

Acompanhamento Ginecológico de Rotina e Prevenção

O acompanhamento com ginecologista deve ser feito anualmente mesmo quando a mulher não sente nada.

Consulta Ginecológica

A consulta ginecológica de rotina da mulher adulta com atividade sexual deve incluir orientações quanto à prevenção de doença sexualmente transmissível e sobre métodos contraceptivos – caso seja desejo da mulher não engravidar, além do estímulo a um estilo de vida saudável com alimentação balanceada e atividade física regular, pois na maioria das vezes essas pacientes não consultam outro médico além do ginecologista e este deve saber cumprir sua função de clínico da mulher. E é por esse motivo que devemos realizar um exame clínico detalhado, verificar pressão arterial, solicitar exame de rastreio para diabetes, colesterol, triglicerídeos, hormônios tireoidianos entre outros.

A principal função da consulta ginecológica de rotina é a prevenção de dois tipos de câncer: o câncer de colo do útero e o câncer de mama. Ao realizar o preventivo ou Papanicolau ou citologia oncótica estamos buscando por lesões precursoras do câncer de colo do útero que, quando não tratadas, podem evoluir para o câncer de colo do útero. Daí a importância de fazer o preventivo anualmente. A colposcopia é solicitada apenas quando há alguma alteração no preventivo para complementação do exame clínico do colo do útero.

Acompanhamento Ginecológico de Rotina e Prevenção

Exames Ginecológicos de Rotina

Depois que passou-se a realizar o Papanicolau anualmente para todas as mulheres e de forma sistemática e organizada, o número de casos de câncer de colo, que era o câncer mais comum entre as mulheres, diminuiu drasticamente. Hoje, o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil.

O câncer de mama também pode ser detectado de forma precoce e, para isso, todas as pacientes devem ter suas mamas examinadas durante a consulta e todas as mulheres a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente.

Além disso, as mulheres devem fazer o autoexame das mamas, de preferência após o período menstrual. Caso sinta algum nódulo, você deve procurar o ginecologista para avaliação.

Ultrassonografia no Consultório

No nosso consultório costumamos realizar uma ultrassonografia transvaginal para avaliação de útero, trompas e ovários durante a própria consulta. O câncer de ovário é mais raro quando comparado com o câncer de colo de útero e o câncer de mama e não existe método para que se descubra o seu surgimento de forma precoce, pois o seu crescimento costuma ser rápido. Portanto, não deixe de fazer uma visita anual ao ginecologista para tirar todas as suas dúvidas.

Ginecologista Particular Em Sp De Rotina E Prevenção, Tratamento De Doenças Ginecológicas

Ginecologia

Acompanhamento de rotina, prevenção e tratamento de doenças ginecológicas e DST.

Saiba Mais
Obstetra Particular Em São Paulo - Pré-Natal, Parto Humanizado e Parto Cesariana

Obstetrícia

Acompanhamento pré-natal de gestações de baixo e alto risco, parto humanizado, normal e cesárea.

Saiba Mais
Agende sua Consulta

Consulta ginecológica particular e com reembolso por convênio médico.
Atendimento no consultório Pacaembu, ao lado de Higienópolis e Perdizes, em São Paulo - SP.

Subir